Veja mais alguns exemplos em que a soja pode ser uma aliada e tanto:
* Colesterol: O óleo da soja contém vitamina E, que ajuda a aumentar o HDL (colesterol bom). O consumo de 25g por dia pode reduzir os índices de colesterol total, triglicérides e de LDL ( colesterol ruim), em cerca de 10%.
* Menopausa: Quando cosumida diariamente, a soja pode amenizar os sintomas da menopausa. Isso porque o grão é rico em uma substância muito parecida com o estrógeno, atuando como hormônios e têm a vantagem de não trazer efeitos colaterais.
*Osteoporose: A farinha de soja previne contra doenças dos ossos, pois as proteínas do grão reduzem a perda de cálcio pela urina.
Se depois de tantos benefícios você ainda faz cara feia para esse alimento tão completo, vai aí uma deliciosa receita preparada com o grão da saúde.
Como fazer:
- Em uma panela, ferva os grãos de soja com três xícaras (chá) de água, durante 5 minutos. Escorra e lave em água fria. Coloque a soja em uma panela de pressão com um litro de água, tampe e leve ao fogo. Após iniciar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos, até que esteja macia. Apague o fogo, aguarde sair toda a pressão, escorra e deixe esfriar. Coloque a soja cozida em uma saladeira e junte os ingredientes restantes. Leve à geladeira até o momento de servir. Sirva sobre a alface picada.